O fluxo de caixa positivo é o desejo de todo gestor e Controller financeiro. Mas, para alcançar esse objetivo algumas ações são importantes e queremos fazer essas recomendações para você chegar lá.

A geração de caixa é o objetivo principal de uma empresa, porque quanto maior for o seu caixa menor será o seu grau de endividamento e a dependência de capital de terceiros e como consequência o maior retorno para os acionistas e investidores.

Para aumentar o seu caixa separamos aqui 7 recomendações do nosso time de especialistas financeiros para que a sua empresa aplique imediatamente no fluxo de caixa da sua organização e colha resultados de aumento do Lucro entre 2% a 10%.

Primeiro: Avaliação do Contas a Pagar

Avalie a os prazos de pagamentos com seus fornecedores. Quanto maior for o prazo de pagamento mais fôlego de caixa sua empresa terá. Todo fornecedor quer manter a sua carteira de clientes, por isso uma negociação sempre trará resultados.

Separe os 10 maiores fornecedores da sua empresa, chame-os para conversar e renegociar os prazos. Também defina um único dia da semana para pagamento das contas, porque fazendo isso você pode se programar melhor na liquidação dos pagamentos.

Segundo: Avaliação do Contas a Receber

Verifique o fluxo de recebimento dos seus clientes, se o parcelamento for de longo prazo, isso exigirá da sua empresa uma estrutura financeira para suportar isso. Caso essa seja uma prática comum no setor onde você atua recomendo que seja calculado uma taxa de financiamento dessa operação.Ofereça descontos para pagamento à vista para antecipação do contas a receber.

Terceiro: Avaliação da Margem de Contribuição

Avalie a sua precificação para saber a margem de contribuição dos seus produtos. O quanto cada um contribui e quais produtos não contribuem para o resultado de caixa.

É importante uma avaliação do mix dos seus produtos e com essa informação redefinir da margem de cada de uma estratégia comercial. Porque quanto mais vender com margem negativa, maior será o prejuízo da empresa.

Quarto: Avalie a Necessidade do Capital de Giro

Calcule a necessidade de capital de giro, que é representada pela necessidade de recursos financeiros para o pagamento das despesas da sua empresa. Quando sua necessidade de capital de giro é maior que a disponibilidade de capital de giro haverá uma necessidade de captação de recursos fora da empresa ou seja empréstimos bancários. A captação de recursos de fora reduz a liquidez da empresa e aumenta a pressão sobre o caixa da empresa, levando à um cenário de endividamento.

Quinto : Avalie as Despesas Financeiras.

Avalie as despesas financeiras com empréstimos, cartões e financiamentos. Veja estratégias de renegociação com uma única instituição financeira que possa comprar todas as dívidas reduzindo o seu capital financiado com terceiros. Existe um produto no mercado chamado compra de Dívidas. Em função da concorrência entre as instituições financeiras têm surgido boas negociações no mercado.

Sexto: Faça um Plano de Redução de Custos.

Faça um plano de redução de custos para todas as despesas do seu DRE Demonstrativo de Resultados do Exercício que forem acima de 1%. Por menor que seja uma despesa qualquer ganho multiplicado por 12 meses irá trazer um ganho no final do ano. Chame sua equipe para definir estratégias para cortar custos que não geram valor para sua organização.

Cortar custos não é negativo e sim manter a eficiência dos recursos à disposição da empresa sendo utilizados de maneira coerente e rentável.

Sétimo: Avalie Despesas de Marketing & Vendas

Avalie as despesas com marketing e vendas, porque alguns produtos não trazem resultados para sua organização em função do volume ou do mercado onde ele concorre. Assim como alguns investimentos em marketing não tem trazido o retorno para sua organização. Então, faça seu planejamento comercial e mercadológico para que a sua receita aumente e os seus gastos com marketing diminuam, aumentando assim o retorno sobre investimento.

Mensure os Ganhos

Veja quanto a sua empresa pode ganhar na aplicação dessas ações para aumentar o dinheiro em caixas organização. Vale a pena lembrar que empresas com lucro elas podem quebrar, porque o lucro ele representa um o resultado econômico da empresa. Porém muitas vezes não reflete a sua necessidade financeira.

Portanto, no momento de crise ou de riqueza, as empresas geradoras de caixa são aquelas que compram outras organizações e se mantém no mercado.

Coloque o caixa com uma prioridade na sua organização, a capacidade de geração de caixa sua empresa deve ser excelente para a sustentabilidade financeira da sua empresa. Mobilize sua equipe para atingir o resultado que organização espera e assim você poderá fazer novos investimentos para aumentar e otimizar os resultados já alcançados.